8 AUTOCARROS
8 DESTINOS
8 HORAS
2 UNIVERSITÁRIOS
1 CIDADENós, patrocinados pelo passe SUB_23, um privilégio atribuído a estudantes extremamente aplicados e com QI acima dos 120, encontramos-nos no centro de Lisboa, Marquês de Pombal. O propósito era atingir um record mundial: "Maior número de autocarros utilizados por Índividuos Urbanos/Suburbanos num único dia na Área Metropolitana de Lisboa".
O site da Carris deu-nos o mote. A ideia da qual partimos visava passear por Lisboa, interruptamente, saltando de autocarro em autocarro.
O autocarro 22 levou-nos ao primeiro destino: Aeroporto da Portela. A intenção era perspectivar Lisboa do céu, pois o Google Maps já não era suficiente para nós. É uma ferramenta demasiado virtual. Nós queriamos a versão real dos acontecimentos. Adrenalina!
No aeroporto tentámos encontrar o voo ideal. Aquele que fosse de encontro às nossas necessidades. Procurámos aqui....
E nada! Aqui...
Nada... Outra vez! Será que está escrito algures?
Também não!
Um pouco frustrados, abandonámos o aeroporto e aguardámos o autocarro 83 que nos levaria até ao Amoreiras Shopping. Aí o McDonald's recarregou-nos as baterias ao som da barulhenta francofonia da betalhada do Liceu Francês.
AMOREIRAS
Como gostamos de observar fenómenos díspares, deslocamos-nos, através do autocarro 718, das Amoreiras Bem para a Chelas Má (ISEL). O percurso deste autocarro concentra-se sobretudo na zona oriental da cidade, entre Xabregas e Chelas, onde o caos urbanistico e a degradação do património industrial predominam.
CHELAS
"Ei! Não quero ser visto em Chelas!"
Na periferia oriental ouvimos o chamamento das Avenidas Novas. Assim, de regresso ao centro decidimos: "Saldanha, cá vamos nós!" (autocarro 49)
Praça Duque de Saldanha
Na Avenida da República (paragem de Entrecampos), abandonámos o autocarro 49 e apanhámos imediatamente o autocarro 727 em direcção a Belém.
Belém é aquele lugar que nos lembra as glórias dos Descobrimentos, os coches, a presidência da República e os famosos pastéis de natas. Mas não... Nós não resistimos e cedemos ao apelo da globalização. Fomos até ao Starbucks atacar frappuccinos vulneráveis e desprotegidos.
De Belém saltámos para a Rua da Prata (autocarro 714), onde atingimos o 709 depois de uma corrida árdua e desesperada para o alcançar. Este autocarro levou-nos até ao eixo Largo do Rato/Estrela/Campo de Ourique.
Pelas 17:30h, apanhámos o derradeiro autocarro desta longa jornada (701), onde recebemos por telefone a notícia de positiva à cadeira de Estatística Descritiva.
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Trappola Tours - Lisbon & Co.
- Passe Carris Urbano Sub-23: 11,30 euros
- McDonald´s: 5 euros (+/-)
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Avaliação Percursos (Escala: 0-10)
Bus 22 (Aeroporto) - 9,1
Bus 83 (Amoreiras) - 9,5
Bus 718 (ISEL - Chelas) - 7
Bus 49 (Saldanha) - 9,1
Bus 727 (Belém) - 9,8
Bus 714 (Baixa) - 9,5
Bus 709 (Campo de Ourique) - 9,5 Bus 701 (Charneca) - 9
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Sugestões
- CARRIS: http://www.carris.pt
- GOOGLE MAPS: http://maps.google.pt
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Pedro Daniel Silva
Vasco Moreira Trappola
18 de Janeiro de 2010
- Portela
- Amoreiras
- Chelas
- Belém
- Baixa
- Campo de Ourique
- Campo de Ourique
Vasco Moreira Trappola
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